domingo, 24 de janeiro de 2010

Criar uma horta em casa, na sua varanda


Como fazer uma pequena horta orgânica em casa:

Se tiver um cantinho na varanda do seu apartamento que apanhe sol pelo menos algumas horas do dia (em média 5 horas/dia), pode cultivar alguns alimentos de forma orgânica e quase gratuita.

Se tiver espaço para fazer um canteiro no jardim ou no quintal, óptimo! Se não tiver dá para cultivar em vasos também.

Como?






Passo 1: Encha um terço do vaso com pequenas pedras ou argila expandida para facilitar a drenagem. Lembre-se que os vasos devem ter furos para possibilitar a drenagem no fundo, é essencial para não haver apodrecimento da terra e das sementes.

Passo 2: Coloque no vaso a seguinte mistura: 2 partes de terra comum, 1 parte de composto orgânico e 1 parte de húmus, enchendo quase até a borda do vaso.

Passo 3: Espalhe um pouco de areia.

Como plantar as sementes: Para ervas de temperos (salsa, coentros, cebolinho, manjerona...), posicioná-las de maneira intercalada, em forma de triângulo.
O composto orgânico deve ser feito com esterco curtido de animais (para evitar cheiro e insectos) e restos de vegetais (cascas de legumes e frutas, pequenos galhos, folhas ou relva cortada).
Se não tiver como fazer o composto em casa, é possível adquirir pronto, nas lojas de produtos agropecuários.

Quando utilizar pés já desenvolvidos, lembre-se de aplicar estacas para auxiliar o crescimento vertical, especialmente no caso dos tomates, pimentos, ervilhas...

Depois é só esperar pelo fruto do seu trabalho e apreciar o resultado: alimentos saudáveis sem químicos.



1 comentário:

Comentem à vontade

Related Posts with Thumbnails