sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Como se proteger de tremores de terra


Como se proteger de tremores de terra:

Com os abalos sismológicos ocorridos, tornam-se cada vez mais necessárias algumas orientações preventivas à população para eventuais situações de tremores de terra.


No grau 4 as pessoas ficam com medo, no 5 as pessoas têm certa dificuldade em tomar certas precauções, no grau 6 superior as pessoas só conseguem gatinhar, no grau 7 como ocorreu no Haiti, as pessoas ficam à mercê do tremor e geralmente não conseguem se movimentar.
Nenhum país do mundo pode se dar ao luxo de dizer que está livre de fenómenos desta natureza em virtude das mudanças climáticas globais.

No caso de ocorrer tremores de terra e estiver dentro de uma residência procure afastar-se de móveis e candeeiros e proteger-se debaixo de mesas ou batentes de portas resistentes.

No caso de estar em ambiente externo, fiquem longe de penedos, beiras de rios e encostas, além da faixa costeira para não ser surpreendido pelas ondas.

Não há necessidade de abandonar o imóvel caso não haja risco de desmoronamento, mas é necessário desligar imediatamente o gás, além de eletrodomésticos, deixando ligado apenas a TV ou rádio para manter-se a par das notícias e seguir a orientação das autoridades públicas. Não acreditar em boatos. Em caso de incêndios, apagar as luzes e auxiliar os vizinhos no socorro, prioritizando idosos, crianças e grávidas.

Procure ir para parques, praças, áreas verdes ou terrenos vazios, locais com segurança garantida em ocorrências anteriores.

Em situações de emergência deste tipo, muitos serviços de infra-estrutura ficam interrompidos por vários dias, como é o caso do fornecimento de água, luz e gás, portanto mantenham água e comida por três dias para cada pessoa.

Os abalos sísmicos acontecem mais do que imaginamos, mas poucos têm de facto grande intensidade com vítimas, mas a precaução sempre é o melhor remédio.

Algumas questões sobre socorros a vítimas ou o que fazer em situações de desastres naturais deveriam ser ensinadas nas escolas e nas comunidades organizadas da sociedade civil, para evitar dores e auxiliar no apoio e socorro as vítimas.
Fenómenos dilúvicos, ciclones e agora tremores de terra acontecem em toda a parte do Mundo, portanto é o momento de ensinar a como proceder nestas situações, em questões básicas como:

- Qual o lugar mais seguro da casa?


- Quem vai ajudar as crianças e os idosos a deixar o local?


- Quais são os números de emergência?


- O que cada um deve levar ao sair da casa?


- Qual o ponto de encontro da família?


- Qual o local mais seguro próximo da sua residência?

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentem à vontade

Related Posts with Thumbnails