domingo, 8 de agosto de 2010

Cebolinho

Nome científico: Allium schoenoprasum

Nome comum: Cebolinho

Nomes populares: Cebolinha, Cebolinho, Cebolinha miúda, Cebolinha galega.

Família: Aliaceae

Origem: Norte da Europa

Habitat: Todas as zonas temperadas.

É uma planta vivaz que se desenvolve em tufos muito densos. Apresenta folhas verde escuras, roliças, que atingem no máximo 30 cm de altura. Em Junho cobrem-se de flores rosa-pálido semelhantes a pompons. Estas flores devem ser imediatamente retiradas para que as novas folhas possam rebentar. As folhas frescas têm um agradável e suave sabor a cebola, sendo especialmente utilizadas cruas em saladas, em pastas de queijo fresco e também em pratos de ovos e queijo.
 
Sementeira: em local definitivo na Primavera

Transplantação: Primavera

Luz: O Cebolinho prefere sol ou sombra parcial

Solos: bem drenados, férteis e frescos.

Temperatura: O Cebolinho é resistente ao frio, a temperatura óptima para a produção varia entre os 17Cº e os 25Cº.

Rega: regular, é essencial para manter as folhas do Cebolinho verdes.

Floração: entre Junho e Julho. 

Multiplicação: O Cebolinho multiplica-se por semente e por divisão de tufos. Para multiplicar o cebolinho, cada três anos, no princípio da Primavera ou em meados do Outono, devemos levantar e dividir os tufos dos anos anteriores e voltar a plantá-los a uma distância de 20 cm um dos outros.

Colheita: Cortar as folhas sempre que necessário a 5 cm do solo. Nas zonas frias podem ser colhidas até a altura das primeiras geadas, já que nessa época a planta entra em dormência só voltando a brotar na em Fevereiro, Março.

Conservação: Os cebolinhos podem ser secos no forno e guardados em recipientes fechados. As folhas podem ser picadas e congeladas ou serem guardadas no frigorífico em recipientes herméticos.

Aplicações medicinais:

Partes utilizadas: bolbo, flores, folhas.

Propriedades: anti-helmíntica, digestiva, diurética, hipotensora. 

Componentes: ácido ascórbico, alicina, alina, cálcio, ferro, fósforo, magnésio, niacina, óleos essenciais, potássio, tianina (vitamina B1), vitaminas A e C.

Indicações: desintoxicação de fumadores, doenças das vias respiratórias, gripe, hipertensão, mau funcionamento dos rins, problemas digestivos.

Contra indicações: pressão baixa.

Receitas medicinais: Tisana digestiva – deitam-se 10 grs. de cebolinho em ½ chávena de água a ferver e filtra-se o líquido. A dose adequada é de uma chávena depois das refeições.

Outros usos

Uso caseiro: A planta do cebolinho é utilizada para elaborar produtos para repelir os pulgões, míldio, pragas e fungos que impedem o desenvolvimento normal das culturas. Pode-se preparar uma infusão com as folhas para expulsar estes fungos e pragas.

Uso culinário: utilizar as folhas de Cebolinho como tempero em saladas, tortas diversas, queijo fundido, manteiga aromática, batatas assadas, pratos e molhos feitos de ovos. A parte branca da Cebolinha, cortada em rodelas bem finas, faz parte das "fines herbes" francesas.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentem à vontade

Related Posts with Thumbnails