sábado, 7 de agosto de 2010

Plantar tomates

Plantar tomates:

O tomate é um legume muito usado na gastronomia mediterrânica, seja em saladas, refogados ou em molhos especiais, havendo quem os coma como vulgares frutos que são, adicionando apenas umas pedrinhas de sal.
Para poder plantar tomates convém ter presente que:
Este deve ser cultivado entre o mês de Maio e Setembro num local com bastante sol e que esteja protegido de geadas e humidade.
A terra deve estar solta e é aconselhável que esta leve fertilizante 10 dias antes das sementes serem colocadas, após este tempo pode colocar as sementes com uma distancia de 10 cm cada para que o seu tomate possa crescer à vontade.
Deverá regar diariamente os tomateiros.
Quando a sua planta tiver 40 cm aproximadamente está pronta para ser aparada, e deixe somente os dois ramos principais.
Terá que adubar e regar durante 120 dias, pois é o tempo necessário que o tomate leva a desenvolver-se na sua totalidade.
Após isso, os tomates estão prontos para passarem para o seu prato.

2 comentários:

  1. Dicas de ouro, são várias super úteis para mim e tenho certeza, para tantas outras pessoas, dicas sobre os gatos vão me resolver um problemão, embora eu os ame, aliás, amo todos os bichos, menos as lagartas, das quais tenho pavor infundado, mas agora me livro dos pelos dos gatos da vizinhança na minha mesa da área e ainda tentarei plantar morangos, tomates já estou cultivando, mas justamente qdo o tomateiro está carregado de frutos, as folhas murcham devagar,de baixo para ciama, secam e a planta morre, parece ser um pulgão invisível. Se tiverem alfuma dica de repelente para isso, por favor.

    ResponderEliminar
  2. Boas Luiza, o ideal será levar um desses pés a uma loja da especialidade para ver o que poderá aplicar, sendo que é sempre preferível evitar produtos tóxicos.
    Quanto aos gatos, partilho da preocupação, por isso todas as dicas apresentadas não envolvem violência ou dor para os mesmos.

    ResponderEliminar

Comentem à vontade

Related Posts with Thumbnails