segunda-feira, 16 de abril de 2012

Como Evitar Que um Gato Urine Nos Móveis

Evitar Que um Gato Urine Nos Móveis
Um dos piores problemas que os donos encontram com os gatos são problemas de caixa de areia. Enquanto a maioria dos gatos irá usar um cobertor ou tapete, se decidirem não usar a caixa de areia, alguns gatos realmente optam por urinar em móveis.

A seguir estão algumas dicas para ajudá-lo se o seu gato decidiu urinar em sua mobília e não na caixa de areia.

Verifique se o seu gato não está doente. Quando aprender a evitar que os gatos urinem no mobiliário, a primeira coisa a considerar é uma possível condição médica que não pode ser controlada sem remédio. Uma visita ao veterinário é a primeira coisa a se fazer quando você perceber que o seu gato escolheu a sua cama ou uma cadeira como um local para urinar. Gatos tentam não agir como doentes enquanto puderem. Se você notar sangue na urina ou se o seu gato parecer estar com dor quando urina, provavelmente ele está doente. Com sorte, tudo o que o seu gato vai precisar são alguns antibióticos para combater a infecção e seu problema estará resolvido.
Converse com seu veterinário sobre tratamentos anti ansiedade.
Mantenha a caixa de areia limpa. Limpe a caixa de areia do seu gato duas vezes por dia. Use bastante areia e não mude de marca. Uma vez por semana, lave a caixa de areia do gato o com água limpa para eliminar qualquer material agarrado ao fundo ou laterais da caixa.
Coloque uma caixa de areia para cada gato que você possui. Alguns gatos não vão urinar na mesma área outros gatos têm utilizado.
Castre ou esterilize o seu gato. Gatos machos não castrados vão marcar o território (eles estão procurando uma gata). Algumas gatas no cio também vão marcar o seu território, esperando encontrar um gato macho. A castração pode ajudar a controlar problemas de comportamento do gato.
Depois de ter deixado a caixa de areia mais atraente, você precisa deixar o seu mobiliário menos atraente. Parte do treinamento do gato é ensinar onde os gatos não devem urinar. Borre a área para limpar o máximo de urina que você puder. Depois, use água fria ou uma solução leve de vinagre branco (se utilizável em seu mobiliário) para diluir a área. Borre novamente. Se o cheiro ainda perdurar, tente um limpador enzimático para eliminar o cheiro. Sempre teste no local para certificar-se que os móveis não vão ficar manchados por produtos de limpeza.
Se você não pode usar a água ou um limpador de enzima em seu mobiliário, leve o seu mobiliário para ser limpo por profissionais, de modo que o odor seja completamente eliminado.


Não use um limpador à base de amônia para limpar a urina do gato. A urina do gato é principalmente de amônia, por isso vai incentivar o seu gato de continuar usando esse local.
Se possível, cubra a área com papel alumínio. Os gatos não gostam de som que o papel alumínio faz quando ele anda por cima, e a maioria odeia a textura; então o papel alumínio pode ajudar com o comportamento do gato.
Não grite com o seu gato, bata no seu gato ou empurre o nariz dele na urina. Isso não vai ensinar nada ao seu gato, além de mostrar que você é dono pobre, e certamente não vai ajudar com problemas de urina do gato, na verdade, pode piorar as coisas. Observe o seu gato, e recompense-o com palavras amáveis, acariciando e possivelmente dando uma guloseima quando ele usar a caixa de areia.

2 comentários:

  1. Olá.

    Deixo aqui mais algumas dicas.

    Usar areia aglomerante: Muitas vezes os gatos fazem fora por que a areia já cheira mal. A areia normal fica suja muito depressa, com a aglomerante o mau cheiro praticamente não existe.

    Usar areias sem cheiro: É muito bom para nós ter uma areia perfumada, mas não para os gatos. Já cheguei a ver areia com perfume a laranja. Os gatos odeia cheiro de citrinos, é uma das coisas a usar em vez de vinagre.

    Ter +1 caixa: Para quem tem mais que 1 gato, devem ter o tantas caixas como gatos mais uma. Ou seja, com 2 gatos deve ter 3 caixas. Com 3 gatos, deve ter 4 caixas.

    Localização das caixas: As caixas devem estar em locais calmos, sem serem de passagem. Se a casa tiver mais que 1 andar, deve haver uma caixa por andar. Nunca as colocar perto da comida ou da água.

    Caixa aberta ou fechada: Há gatos que gostam de caixas fechadas, outras abertas. Experimentar para ver se é esse o problema.

    E peço-lhe que faça uma coisa. Com a crise, uma das primeiras coisas a cortar é a ida ao veterinário. Cada vez aparecem mais casos de envenenamento com medicamentos humanos. Por exemplo, basta um Benuron para matar um gato. Por isso pedia-lhe que retira-se do seu texto o nome dos medicamentos. É que o problema do gato pode ser outro, mas as pessoas poderão tentar esses medicamentos antes de irem ao veterinário.

    ResponderEliminar
  2. Rui: obrigado pelo seu comentário e também pelas suas (úteis e pertinentes)sugestões.

    Um abraço

    WoB

    ResponderEliminar

Comentem à vontade

Related Posts with Thumbnails