quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Limpar vidros

Limpar vidros

Uma casa, escritório ou empresa tem sempre muitos vidros desde os das janelas, varandas, portas aos dos móveis, banheiras, spas, espelhos de quartos, casa de banho etc.
Alguns são resistentes mas outros são mais frágeis. Exigem todos cuidados de limpeza para não embaciarem e ficarem feios com pó. No entanto é necessário limpar os vidros cuidadosamente com produtos que não deixem manchas ou danifiquem. Deste modo convém ter um pano macio e que não largue fiapos ou lã.

Os vidros das janelas têm tendência a ficarem opacos e com uma aparência de sujos ou empoeirados.
Antes de limpar os vidros das janelas ou varandas é conveniente serem retirados e colocados novamente depois de limpos.

Se estiverem com gordura ou com pó é conveniente passá-los com primeiro com papel ou folha de jornal com sumo de limão.

Deve evitar-se limpar vidros com sol pois os vidros secam mais rápido e podem deixar marcas.

Para ver onde se estão manchas ou sujidade deve passar-se um pano em movimentos horizontais e circulares depois limpam-se com água e vinagre ou limpa vidros.

Não se deve borrifar o spray directamente no vidro mas sim num pano macio. Depois secam-se com pano seco ou papel.

O vinagre é muito bom para limpar gorduras e manchas devendo por isso ser utilizado para limpar o fogão e vidros gordurosos de cozinha.

Não se deve borrifar água porque também mancha os vidros, assim como produtos com cloro ou amoníaco. A água, sabão e detergentes neutros são os melhores para o efeito.

O uso de ventiladores pode corromper os espelhos das banheiras, piscinas e spas. Os vidros e espelhos mais frágeis e peças delicadas devem ser limpos com um espanador para retirar a poeira e depois passar um papel, jornal ou um pano macio embebido em água ou álcool.

Quando se faz uma viagem longa é normal os vidros do carros ficarem empoeirados e pouco visíveis. Deste modo têm que ser limpos de preferência com um pano de micro fibras e um produto sem amoníaco.
Este pode danificar as escovas do limpo pára-brisas. O melhor é lavar com água e sabão e secar com um pano seco e macio para não riscar ou manchar. Convém mudar as escovas de vez em quando para não estragarem o vidro da frente. Este deve estar sempre em perfeitas condições de visibilidade para evitar acidentes tal como o de trás. O sumo de limão também deve ser usado regularmente na limpeza dos vidros a fim de estarem sempre brilhantes.

Fonte: Odexlar

terça-feira, 17 de agosto de 2010

Como limpar camurça

Como limpar camurça

As roupas e o calçado devem ser cuidadosamente limpos e guardados de acordo com os seus materiais.
Se forem bem conservados duram muito mais tempo e têm sempre um ar novinho.

Os couros e camurças estão sempre na moda e podem ser utilizados em sapatos, carteiras, vestuário, sofás, bolsas etc. Há uma enorme variedade de artigos para o lar em que estes materiais são aplicados tais como bancos, maples, cadeiras forradas bem como em roupa de homem e mulher.

Sempre se usaram, não passam de moda e são sempre bonitos.
No entanto deve ter-se um cuidado especial na sua manutenção. Ou seja ela deve ser guardada num local seco, sem humidade e de preferência usada em tempo seco.

A chuva estraga a camurça bem como a humidade não é aconselhada. Assim no caso dos sapatos não se devem usar com chuva.
Para a sua limpeza é conveniente ter-se em casa sempre uma escova de cerdas de nylon e de aço.
Depende do objecto que se quer limpar.
Há quem opte por levar as suas peças de camurça à lavandaria para serem limpas a seco. No entanto fica bastante caro o que nem todos podem pagar. Deste modo pode limpar-se em casa e ficar também impecável.

Há quem use para limpar as manchas das camurças uma mistura de vinagre e água.
Limpa-se com um pano húmido até a mancha desaparecer. O vinagre evapora com facilidade não causando incómodo.

Pode adquirir-se também uma escova própria para camurça e um produto rejuvenescedor que existe á venda nas sapatarias ou no sapateiro. Há ainda quem use um spray de cor para cada cor.

Aplica-se em sapatos, casacos e malas. Pode disfarçar qualquer mancha e ficar como novo. Quando os sapatos têm poeira e lama deve passar-se uma escova húmida e secar com o ar quente do secador.

No caso de gordura o melhor é usar uma esponja de aço ou uma lixa fina. Fricciona-se até a gordura sair. Não se deve nunca usar tira manchas na camurça. Como há quem goste de sofás de camurça e são muito sensíveis à lavagem podem borrifar-se com um spray a seco para camurça e depois de seco escovar com uma escova apropriada. Assim para quem gosta de ter objectos de camurça deve ter sempre á mão uma escova ou esponja e um spray próprio tal como uma lima fina e apagador de borracha.

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Como desentupir canos

Um cano entupido é sempre uma situação desagradável e que acarreta uma série de inconvenientes, seja do lava loiça seja do lavatório.

Muitas pessoas têm logo a tentação de usar produtos químicos para acabar com o problema rapidamente, no entanto, esta quase nunca é a opção ideal por série de razões como é o caso das implicações ambientais, a possível danificação das tubagens que poderá trazer problemas ainda mais graves no futuro, e caso as soluções químicas não consigam fazer o seu trabalho ficamos com uma situação insalubre de mau cheiro em casa, e ainda com um produto perigoso nos canos. 

Então quais são as melhores opções para desentupir os canos?

Um desentupidor de borracha caseiro é geralmente uma opção bastante boa para desentupir canos. O movimento vertical do desentupidor na maior parte dos casos é suficiente para por termo à obstrução, e dessa forma irá acabar com o problema rapidamente. Coloque a ventosa sobre o ralo e deixe a água acumular-se até cobrir toda a borracha. Segure no cabo e bombeie para baixo e para cima, até notar que o cano está desimpedido.

Se não conseguir resolver a situação com o desentupidor, e caso suspeite que a obstrução é consequência da acumulação de gordura, aqueça um pouco o tubo nas zonas de curvatura (geralmente é nessas zonas que ocorrem os entupimentos) de forma a tornar a gordura mais fluida.
De seguida, faça circular água quente para o tubo para ver se a gordura fluidificada é removida junto com a água quente.
Caso resulte deixe depois a água quente a correr durante 2 a 3 minutos para remover os possíveis vestígios de gordura e outras impurezas.
Se a sua tubagem tiver um sifão em U, então provavelmente é aí que se encontra o problema. Terá que desmontar o sifão (basta desapertar as abraçadeiras das extremidades) e remover todo o lixo manualmente.
E já que está com as mãos na massa aproveite para limpar o tubo que vai do ralo até ao sifão. Use por exemplo um arame flexível e remova todo o lixo que estiver acumulado nas paredes internas do cano.
De seguida, coloque um recipiente na extremidade do cano e faça circular um pouco de água pelo tubo.
Por fim, volte a colocar o sifão, e faça novamente a água circular durante algum tempo.

Fonte: Odexlar

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Como espantar gatos - mais dicas

Depois do post inicial de como espantar gatos de forma natural, e de um outro sobre repelentes para espantar cães e gatos, deixo-vos mais algumas dicas sobre como espantar gatos recorrendo exclusivamente a produtos naturais e totalmente inofensivos para os animais.
Trata-se de uma dica bem fácil e barata e que vai espantar os gatos de seu quintal, pois eles não gostam do cheiro:

Pimenta preta: aplique no quintal, sobretudo nos lugares que eles fazem xixi.
Essência de côco: misture com água e aplique no quintal durante a noite.


Como eles não gostam nem do aroma do côco e nem da pimenta, em pouco tempo eles vão deixar de fazer xixi no seu quintal.

domingo, 8 de agosto de 2010

Cebolinho

Nome científico: Allium schoenoprasum

Nome comum: Cebolinho

Nomes populares: Cebolinha, Cebolinho, Cebolinha miúda, Cebolinha galega.

Família: Aliaceae

Origem: Norte da Europa

Habitat: Todas as zonas temperadas.

É uma planta vivaz que se desenvolve em tufos muito densos. Apresenta folhas verde escuras, roliças, que atingem no máximo 30 cm de altura. Em Junho cobrem-se de flores rosa-pálido semelhantes a pompons. Estas flores devem ser imediatamente retiradas para que as novas folhas possam rebentar. As folhas frescas têm um agradável e suave sabor a cebola, sendo especialmente utilizadas cruas em saladas, em pastas de queijo fresco e também em pratos de ovos e queijo.
 
Sementeira: em local definitivo na Primavera

Transplantação: Primavera

Luz: O Cebolinho prefere sol ou sombra parcial

Solos: bem drenados, férteis e frescos.

Temperatura: O Cebolinho é resistente ao frio, a temperatura óptima para a produção varia entre os 17Cº e os 25Cº.

Rega: regular, é essencial para manter as folhas do Cebolinho verdes.

Floração: entre Junho e Julho. 

Multiplicação: O Cebolinho multiplica-se por semente e por divisão de tufos. Para multiplicar o cebolinho, cada três anos, no princípio da Primavera ou em meados do Outono, devemos levantar e dividir os tufos dos anos anteriores e voltar a plantá-los a uma distância de 20 cm um dos outros.

Colheita: Cortar as folhas sempre que necessário a 5 cm do solo. Nas zonas frias podem ser colhidas até a altura das primeiras geadas, já que nessa época a planta entra em dormência só voltando a brotar na em Fevereiro, Março.

Conservação: Os cebolinhos podem ser secos no forno e guardados em recipientes fechados. As folhas podem ser picadas e congeladas ou serem guardadas no frigorífico em recipientes herméticos.

Aplicações medicinais:

Partes utilizadas: bolbo, flores, folhas.

Propriedades: anti-helmíntica, digestiva, diurética, hipotensora. 

Componentes: ácido ascórbico, alicina, alina, cálcio, ferro, fósforo, magnésio, niacina, óleos essenciais, potássio, tianina (vitamina B1), vitaminas A e C.

Indicações: desintoxicação de fumadores, doenças das vias respiratórias, gripe, hipertensão, mau funcionamento dos rins, problemas digestivos.

Contra indicações: pressão baixa.

Receitas medicinais: Tisana digestiva – deitam-se 10 grs. de cebolinho em ½ chávena de água a ferver e filtra-se o líquido. A dose adequada é de uma chávena depois das refeições.

Outros usos

Uso caseiro: A planta do cebolinho é utilizada para elaborar produtos para repelir os pulgões, míldio, pragas e fungos que impedem o desenvolvimento normal das culturas. Pode-se preparar uma infusão com as folhas para expulsar estes fungos e pragas.

Uso culinário: utilizar as folhas de Cebolinho como tempero em saladas, tortas diversas, queijo fundido, manteiga aromática, batatas assadas, pratos e molhos feitos de ovos. A parte branca da Cebolinha, cortada em rodelas bem finas, faz parte das "fines herbes" francesas.


sábado, 7 de agosto de 2010

Plantar tomates

Plantar tomates:

O tomate é um legume muito usado na gastronomia mediterrânica, seja em saladas, refogados ou em molhos especiais, havendo quem os coma como vulgares frutos que são, adicionando apenas umas pedrinhas de sal.
Para poder plantar tomates convém ter presente que:
Este deve ser cultivado entre o mês de Maio e Setembro num local com bastante sol e que esteja protegido de geadas e humidade.
A terra deve estar solta e é aconselhável que esta leve fertilizante 10 dias antes das sementes serem colocadas, após este tempo pode colocar as sementes com uma distancia de 10 cm cada para que o seu tomate possa crescer à vontade.
Deverá regar diariamente os tomateiros.
Quando a sua planta tiver 40 cm aproximadamente está pronta para ser aparada, e deixe somente os dois ramos principais.
Terá que adubar e regar durante 120 dias, pois é o tempo necessário que o tomate leva a desenvolver-se na sua totalidade.
Após isso, os tomates estão prontos para passarem para o seu prato.
Related Posts with Thumbnails