domingo, 31 de janeiro de 2010
Repelentes para cães e gatos
Já aqui falámos de como espantar gatos do seu quintal, pois bem, encontrámos agora uma loja que dispõe de 3 repelentes para cães e gatos, todos eles inofensivos aos animais:
- repulsor eléctrónico de animais;
- repelente de cães e gatos (cristais de gel);
- repelente de cães e gatos (líquido)
Qualquer um deles promete a solução pacífica para repelir cães e gatos indesejados do seu quintal, o primeiro com base num sistema de sensor electrónico que emite um ultra-som cada vez que os cães e gatos invadem o seu quintal, os outros dois com base em composições de essências incomodativas ao olfacto dos cães e gatos, líquidas e em forma de cristais de gel.
domingo, 24 de janeiro de 2010
Criar uma horta em casa, na sua varanda
Como fazer uma pequena horta orgânica em casa:
Se tiver um cantinho na varanda do seu apartamento que apanhe sol pelo menos algumas horas do dia (em média 5 horas/dia), pode cultivar alguns alimentos de forma orgânica e quase gratuita.
Se tiver espaço para fazer um canteiro no jardim ou no quintal, óptimo! Se não tiver dá para cultivar em vasos também.
Como?
Passo 1: Encha um terço do vaso com pequenas pedras ou argila expandida para facilitar a drenagem. Lembre-se que os vasos devem ter furos para possibilitar a drenagem no fundo, é essencial para não haver apodrecimento da terra e das sementes.
Passo 2: Coloque no vaso a seguinte mistura: 2 partes de terra comum, 1 parte de composto orgânico e 1 parte de húmus, enchendo quase até a borda do vaso.
Passo 3: Espalhe um pouco de areia.
Como plantar as sementes: Para ervas de temperos (salsa, coentros, cebolinho, manjerona...), posicioná-las de maneira intercalada, em forma de triângulo.
O composto orgânico deve ser feito com esterco curtido de animais (para evitar cheiro e insectos) e restos de vegetais (cascas de legumes e frutas, pequenos galhos, folhas ou relva cortada).
Se não tiver como fazer o composto em casa, é possível adquirir pronto, nas lojas de produtos agropecuários.
Quando utilizar pés já desenvolvidos, lembre-se de aplicar estacas para auxiliar o crescimento vertical, especialmente no caso dos tomates, pimentos, ervilhas...
Depois é só esperar pelo fruto do seu trabalho e apreciar o resultado: alimentos saudáveis sem químicos.
sexta-feira, 15 de janeiro de 2010
Como se proteger de tremores de terra
Como se proteger de tremores de terra:
Com os abalos sismológicos ocorridos, tornam-se cada vez mais necessárias algumas orientações preventivas à população para eventuais situações de tremores de terra.
No grau 4 as pessoas ficam com medo, no 5 as pessoas têm certa dificuldade em tomar certas precauções, no grau 6 superior as pessoas só conseguem gatinhar, no grau 7 como ocorreu no Haiti, as pessoas ficam à mercê do tremor e geralmente não conseguem se movimentar.
Nenhum país do mundo pode se dar ao luxo de dizer que está livre de fenómenos desta natureza em virtude das mudanças climáticas globais.
No caso de ocorrer tremores de terra e estiver dentro de uma residência procure afastar-se de móveis e candeeiros e proteger-se debaixo de mesas ou batentes de portas resistentes.
No caso de estar em ambiente externo, fiquem longe de penedos, beiras de rios e encostas, além da faixa costeira para não ser surpreendido pelas ondas.
Não há necessidade de abandonar o imóvel caso não haja risco de desmoronamento, mas é necessário desligar imediatamente o gás, além de eletrodomésticos, deixando ligado apenas a TV ou rádio para manter-se a par das notícias e seguir a orientação das autoridades públicas. Não acreditar em boatos. Em caso de incêndios, apagar as luzes e auxiliar os vizinhos no socorro, prioritizando idosos, crianças e grávidas.
Procure ir para parques, praças, áreas verdes ou terrenos vazios, locais com segurança garantida em ocorrências anteriores.
Em situações de emergência deste tipo, muitos serviços de infra-estrutura ficam interrompidos por vários dias, como é o caso do fornecimento de água, luz e gás, portanto mantenham água e comida por três dias para cada pessoa.
Os abalos sísmicos acontecem mais do que imaginamos, mas poucos têm de facto grande intensidade com vítimas, mas a precaução sempre é o melhor remédio.
Algumas questões sobre socorros a vítimas ou o que fazer em situações de desastres naturais deveriam ser ensinadas nas escolas e nas comunidades organizadas da sociedade civil, para evitar dores e auxiliar no apoio e socorro as vítimas.
Fenómenos dilúvicos, ciclones e agora tremores de terra acontecem em toda a parte do Mundo, portanto é o momento de ensinar a como proceder nestas situações, em questões básicas como:
- Qual o lugar mais seguro da casa?
- Quem vai ajudar as crianças e os idosos a deixar o local?
- Quais são os números de emergência?
- O que cada um deve levar ao sair da casa?
- Qual o ponto de encontro da família?
- Qual o local mais seguro próximo da sua residência?
quinta-feira, 14 de janeiro de 2010
Espantar gatos do quintal
Como espantar os gatos do quintal:
Os gatos são bonitinhos, mas também incomodam muita gente. Quando chega a noite eles fazem a festa e muitas vezes ficam junto à nossa janela a fazer aquele barulho que até parece o choro de uma criança.
Muita gente utiliza uma solução caseira e criativa colocando garrafas de plástico em cima do muro, cheias com água.
Outra dica bem mais fácil e barata e que vai espantar os gatos, pois eles não gostam do cheiro é recorrendo à pimenta preta: espalhe pelo quintal, reforçando nos lugares onde eles fazem as necessidades.
E também essência de côco: misture com água e espalhe pelo quintal à noite.
Como eles não gostam do aroma do coco e nem da pimenta, em pouco tempo eles vão passar a fazer as suas necessidades noutro sítio.
Outras dicas para espantar os gatos do quintal:
- spray de citronela, é natural, e orgânico;
- vaporisar algumas gotas de amoníaco nos lugares que ele percorre à noite;
- misturar duas colheres de mostarda forte com dois litros de água e vaporizar aqueles locais onde pretende evitar os dejectos do gato;
- espalhe enxofre nos locais dos dejecto.
No caso daso das plantas, evite a aproximação dos gatos, colocando na terra um pouco de pimenta, ou pimenta misturada com manteiga no rebordo dos vasos.
segunda-feira, 11 de janeiro de 2010
Descongelar tubos e torneiras de água
terça-feira, 5 de janeiro de 2010
Como tornar a sua casa mais quente no Inverno
segunda-feira, 4 de janeiro de 2010
A nova Roda dos Alimentos
A Roda dos Alimentos é uma representação gráfica foi concebida para orientar as escolhas e combinações alimentares que devem fazer parte de um dia alimentar saudável.
Utilizada desde 1977, a nova Roda dos Alimentos sofreu recentemente uma reestruturação, motivada pela evolução dos conhecimentos científicos e pelas alterações nos hábitos alimentares portugueses, sendo que a nova versão subdivide alguns dos anteriores grupos, para além de incluir a água no centro desta nova representação gráfica.
A nova Roda dos Alimentos é composta por sete grupos, com funções e características nutricionais específicas:
Cereais e derivados, tubérculos – 28%
Hortícolas – 23%
Fruta – 20% (vejam por exemplo com ter Plantar Morangos em casa)
Lacticínios – 18%
Carne, pescado e ovos – 5%
Leguminosas – 4%
Gorduras e óleos – 2%
Quanto à água esta deve ser ingerida entre 1,5 a 3 litros diários.
Mais informações no site do Portal da Saúde.
sábado, 2 de janeiro de 2010
Plantar Morangos
Para quem tem um pequeno quintal ou até uma pequena varanda porque não plantar morangos em tabuleiros ou vasos? Fica barato, tem morangos a custo zero e bem mais saborosos.
Os morangos que produzo para consumo próprio são completamente biológicos, pois não levam nem adubos nem pesticidas. Para quem quiser experimentar este método aqui vai a dica.
No primeiro ano pode-se só plantar um tabuleiro/vaso, e nos anos seguintes aumentar a produção, pois no tabuleiro/vaso inicial vão nascendo novos morangueiros que no segundo ano se podem plantar noutro tabuleiro/vaso.
1º - Arranjar um tabuleiro/vaso.
2º - Plantar os pés de morango, atenção que tem de ter espaço suficiente para depois plantar os morangueiros a uma distância de +-20 cm entre cada pé. No fundo do tabuleiro/vaso fazer sempre um buraco para escoar a água quando forem regados os morangueiros.
3º - Encher o tabuleiro/vaso com terra e estrume.
4º - Regar bem a terra e deixar abater (não se devem plantar imediatamente os morangueiros, pois a terra vai abater).
5º - Após isso plantar os morangueiros, nos respectivos buracos.
6º - A rega é feita gota a gota. Uma mangueira ligada á torneira, que passa por cima do tabuleiro/vaso, coloque um bico de gota a gota, e espete um pau no meio do tabuleiro/vaso para agarrar a mangueira.
7º - Rego cerca de 2 vezes por semana, toda a noite, abro só um pouco da torneira, de forma a sair no bico da gota a gota, um pingo de água. De manhã estão completamente regados e gasto pouca água. Nos meses de maior calor rego todas as noites.
Vantagens deste tipo de plantação:
- Menos espaço para produzir muitos mais morangos
- Não nascem ervas daninhas
- Gasta-se menos água
- Os morangos apodrecem menos, pois não ficam um contacto com o chão e a água.
Agora no inverno estou a pensar em arranjar uma estufa para ter morangos fora da época de produção normal.
Parada de Bouro - Gerês
Que a zona do Parque Natural da Peneda-Gerês tinha a reputação de uma zona de uma beleza acima da média, já todos ouvimos falar, mas a verdade é que se calhar poucos de nós o visitámos.
Depois explorem toda a zona, as maravilhas naturais são quase infinitas: Aldeias Turísticas, Cascatas, e muitos Locais de Interesse...
Ver mapa maior
sexta-feira, 1 de janeiro de 2010
Praia do Almograve
Para quem gosta, a prática da pesca e da apanha de marisco (camarão, polvos, navalheiras, búzios, lapas...) é também algo a experimentar.
No final do dia não deixem de desfrutar do espectacular pôr-do-sol!